INSTITUIÇÃO

QUEM SOMOS



A INSTITUIÇÃO

A Fonte Santa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), fundada a 15 de Setembro de 2005, com sede na freguesia da Serra do Bouro. Os seus estatutos foram registados e reconhecidos como pessoa colectiva de utilidade pública, desde 02 de Fevereiro de 2006. A Fonte Santa conta com cerca de 400 associados. Em Maio de 2011 inauguramos o nosso edifício sede, um investimento total de cerca de um milhão e meio de euros, comparticipado pela Segurança Social ao abrigo do programa PARES, pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha, pela Junta de Freguesia, com o apoio de todas as instituições e população da Serra do Bouro. Nele funcionam os serviços administrativos, as respostas sociais de Lar de Idosos, Creche e Centro de dia.

CORPOS GERENTES 2015-2018

Mesa da Assembleia
Presidente: Francisco José Celorico Vieira Lino
1º Secretário: Simão Pedro Jerónimo e Silva
2º Secretário: Cristina Alice Gomes Romão

Conselho Fiscal
Presidente: Maria da Conceição Lourenço V. Jerónimo
Vogal : José Amadeu Pedrosa Martins
Vogal : Élio Gomes da Costa
Suplentes: Cristina Maria Venceslau Jerónimo Teófilo Gomes, Elisabeth Rainho Carneiro Pena, Jorge Filipe Pereira Horta

Direcção
Presidente: José Gomes Ezequiel
Vice-presidente:Álvaro Baltazar da Silva Jerónimo
Secretário: Mário Rui Capitaz do Coito
Tesoureiro: João de Jesus Caetano
Vogal: Maria Beatriz Silva Jerónimo
Suplentes: José Martins, Jorge Pereira Horta, Júlio Joaquim Ventura, José Gomes Feliciano, Vírgilio Pedrosa Carlos

DIRECÇÃO TÉCNICA
Nicola Lourenço

ASSISTENTE SOCIAL
Marina Pereira


MISSÃO, VISÃO, VALORES, ESTRATÉGIA E QUALIDADE
Missão

Contribuir para o bem-estar dos nossos clientes, através de um conjunto de serviços prestados com excelência e qualidade, proporcionando-lhes deste modo uma melhor qualidade de vida.



Visão

Ser uma instituição de referência, baseando a nossa intervenção na melhoria contínua das práticas e na elevação da qualidade dos serviços prestados.



Valores

Solidariedade— Entre a Instituição e os clientes há uma comunhão de atitudes, sentimentos, interesses e propósitos para que possamos ser uma unidade sólida.

Profissionalismo— Todos os colaboradores têm o seu trabalho organizado e orientado por uma variedade de regras para desempenharem as suas funções com dignidade, justiça e responsabilidade.

Excelência - Sermos um centro de excelência, colocando a Qualidade em primeiro lugar em tudo o que fazemos; desempenhando as nossas tarefas de forma superior.

Ética - Respeitar os princípios e procedimentos definidos para a Instituição, trabalhando com honestidade e transparência.
 
Competência - Trabalhar no melhor uso dos recursos, promovendo e compartilhando responsabilidades em equipa, assegurando os objectivos da instituição e prosseguir uma atitude de aprendizagem e inovação continua;
 


Estratégia

Apostar na melhoria contínua da qualidade e diversidade dos serviços, investindo no desempenho dos colaboradores encarando-os como peças fundamentais para a excelência.


Política da Qualidade

Os alicerces da nossa Política da Qualidade assentam num compromisso entre Direção da Fonte Santa – Centro Social Serra do Bouro partilhado com todos os colaboradores em geral, mediante a aplicação dos Princípios da Qualidade definidos, constituindo-se como documento de referência quer internamente, quer nas relações com os seus Clientes e outras partes interessadas.
Assim, o sistema de gestão presentemente adoptado é a ferramenta que vai permitir atingir os patamares de qualidade desejados pela Instituição e assenta nos seguintes princípios orientadores:

  1. Garantir a satisfação plena dos seus clientes, através dos serviços prestados apostando na melhoria continua e na eficácia do Sistema de Gestão de Qualidade e no estrito cumprimento da legislação aplicável.
  2. Proporcionar aos colaboradores continuo crescimento profissional disponibilizando meios e recursos, bem como formação necessária ao bom desempenho das suas funções.
  3. Apostar na melhoria continua da qualidade e organização como objectivo permanente, optimizando recursos e processos  potenciando benefícios/vantagens para os clientes, comunidade e parceiros.




LOCALIZAÇÃO

FONTE SANTA CENTRO SOCIAL DA SERRA DO BOURO
Estrada do Arrife Nr.15
2500-715 SERRA DO BOURO
Telefone: 262975010
Fax: 262975019
Telemóvel: 961672465



AS NOSSAS INSTALAÇÕES





NOTICIAS

Tudo o que acontece de relevante para a nossa instituição

Calendários para 2018

Todos os anos fazemos um calendário com todas as valências da nossa Instituição.

É sempre momentos engraçados quando é a altura das fotografias, e ficará para mais tarde recordar.

 




Arraial 2017

A Fonte Santa agradece a todos os envolvidos no ARRAIAL FONTE SANTA 2017, caminheiros, voluntários, pessoas presentes no almoço e patrocinadores. Como é do vosso conhecimento o resultado apurado será utilizado para aquisição de uma viatura. Contamos convosco no próximo evento.

Até breve!




Feira das Sopas 2017

No dia 4 de Fevereiro de 2017, realizámos na nossa instituição a 1ª edição da "Feira das Sopas". Durante a tarde abrimos a nossa Feira de Velharias e tivemos atividades para os mais novos, prolongando-se até à noite. Houve música e boa disposição. Contamos com a contribuição de vários restaurantes da nossa área geográfica que nos forneceram as sopas e com patrocínios de alguns fornecedores da instituição para o nosso evento. Foi uma iniciativa bem aceite pela população, que por curiosidade vieram conhecer e usufruir deste dia. Foi a 1ª Feira das Sopas, para o ano haverá a 2ª e com mais surpresas!




FAÇA UMA DOAÇÃO DE 0,5% DO SEU IRS SEM CUSTOS

Sabia que pode doar 0,5% do seu IRS á Fonte Santa IPSS , sem qualquer custo para si? Ajude-nos a ajudar de forma completamente gratuita! MAIS INFORMAÇÃO




PRÉMIO BPI SENIOR 2015

Menção Honrosa PRÉMIO BPI SENIOR A candidatura conjunta de 11 IPSS do concelho das Caldas da Rainha, promovida pela Fonte Santa e com o apoio do CLAS de Caldas da Rainha, obteve a Menção Honrosa PRÉMIO BPI SENIOR 2015. "Informatização das actividades diárias" Informatizar o controlo das actividades diárias dos idosos de 11 instituições do Concelho das Caldas da Rainha, com destaque para a gestão da administração de medicamentos. A aplicação informática OMNICARE (WWW.OMNICARE.PT), desenvolvida por uma empresa de sofware das Caldas da Rainha e a Fonte Santa, é inovadora e permite o acesso à informação em tempo real, incluindo planeamento, agendamento, registo, acompanhamento e validação das actividades dos idosos institucionalizados ou em casa. Valor do prémio | € 43.991

VIDEO FONTE SANTA IPSS












ENVIE-NOS A SUA MENSAGEM

Contacte-nos agora através do formulário que se segue...

 




FONTE SANTA

CENTRO SOCIAL DA SERRA DO BOURO

Estrada do Arrife Nr.15
2500-715 SERRA DO BOURO
Telefone: 262 975 010
Telemóvel: 925 957 260
fontesantaipss@gmail.com







RESPOSTAS SOCIAIS

A FONTE SANTA IPSS conta com 4 valências na sua acção social

ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS

ESTRUTURA RESIDENCIAL
PARA PESSOAS IDOSAS

Apoio Domiciliário









ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Fonte Santa, foi inaugurado no dia 15 de Maio de 2011.

Trata-se de um edifício que alia a excelência das infra-estruturas à qualidade humana dos colaboradores da Instituição, conseguindo deste modo oferecer condições e serviços que possibilitem uma melhor qualidade de vida aos nossos Clientes.

Com capacidade para 34 Clientes, alojados em 19 quartos,  todos com amplas dimensões e instalação sanitária, ar condicionado, sistema de chamada de emergência.

Dispomos de espaços de lazer interiores e exteriores, onde a equipa de animação e fisioterapia desenvolvem diversas actividades.

O nosso serviço de saúde é formado por um médico, duas enfermeiras e farmacêuticos que garantem todo o apoio necessário.









SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

Uma resposta a todos aqueles que pretendem permanecer em sua casa.

Vocacionada para pessoas em situação de dependência física ou psíquica, sem suporte familiar, e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas. Os serviços são prestados num clima de segurança afectiva, física e psíquica, baseados no desenvolvimento de um atendimento individual e personalizado do Cliente, com os colaboradores da Instituição.

A nossa intervenção é pautada por critérios de qualidade, valorizando uma forte ligação com o Cliente e, sempre que possível, com o seu familiar próximo; promovendo relações cordiais e afectivas entre todas as pessoas que integrem o processo.



 









CRECHE

A creche é uma resposta social de natureza socioeducativa, vocacionada para o apoio à família e à criança, destinada a acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais.

Assegura a prestação de serviços e desenvolvimento de atividades adequadas à satisfação das necessidades, interesses e idade da criança, orientados pelo atendimento individualizado, de acordo com as suas capacidades e competências especificas, designadamente:


a)      Desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas;

b)      Acompanhamento familiar;

c)       Repouso e alimentação;

d)      Prestação de cuidados de higiene e conforto;

e)      Acompanhamento a visitas ao exterior;

f)       Atividades de porta aberta;

 

 

São ainda promovidas semanalmente, atividades que fomentam o relacionamento entre gerações, das crianças da creche e dos seniores das outras respostas sociais da instituição.

 









CENTRO DE DIA

O Centro de Dia é uma Resposta Social para idosos em situação de risco ou perda de independência, por período temporário ou permanente, que visa contribuir para uma vida digna, confortável e saudável, através da realização de um conjunto de serviços nas nossas instalações, que contribuem para a manutenção das pessoas no seu meio habitual de vida, visando a promoção da autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento.

Os serviços a contratar passam pelos cuidados alimentares, de higiene, saúde (administração de medicação), tratamento de roupa, atividades lúdicas e outras adequadas à satisfação das necessidades dos clientes.
















EVENTOS





GALERIA





PARCERIAS E APOIOS

Conheça aqui os nossos parceiros e apoios

PARCEIROS

Câmara Municipal de caldas da rainha
Praça 25 de Abril
2500-110 CALDAS DA RAINHA
262 839 700
262 839 726
geral@cm-caldas-rainha.pt
Instituito Segurança Social de Leiria
Largo República 3
2410-160 LEIRIA
244 890 700
244 890 701
http://www.seg-social.pt
Junta de Freguesia da Serra do Bouro
Estrada da Aviela nº 12
2500-717 Serra do Bouro
262978084
262978084

DONATIVOS

DADOS BANCÁRIOS PARA DONATIVOS BANCO CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS
IBAN PT 50 0035 018300064659830 43
BIC/SWIFT CGDPTPL

© 2010-2018 Todos os direitos reservados | Desenvolvimento e programação  analogia.net






INSCRIÇÕES DE IDOSOS

FICHA DE INSCRIÇÃO DO IDOSO
Resposta solicitada :
Lar      Centro de dia      Serviço de Apoio Domiciliário
Periodo para a resposta:
Permanente      Temporária     
IDENTIFICAÇÃO DO IDOSO
Nome completo
Estado Civil
Nome de tratamento
Data de Nascimento
Idade:
Homem      Mulher     
Morada
Código Postal
Telefone casa
B.I.
Telemóvel
Contribuinte Nr.
Regime Segurança Social
Nr.Beneficiário
Nr.utente
Sub Sistema Saude
MOTIVO DO PEDIDO
Solidão      Perda de autonomia      Conflitos familiares      Isolamento geográfico      Perda do conjuge      Vontade própria      Doença      Más condições habitacionais      Outro(s)     
Outros Motivos:
Fundamentação do pedido:
Situação Fisica e Funcional
Autónomo      Parcialmente Dependente      Totalmente Dependente
Observações:
3-Identificação e contactos da(s) pessoa(s) proxima(s) do cliente()
1a. Pessoa
Nome
Data Nascimento
Parentesco
Morada
Código Postal
E-mail
Telefone
Ocupação
2a. Pessoa
Nome
Data Nascimento
Parentesco
Morada
Código Postal
E-mail
Telefone
Ocupação
Tem alguém que seja da sua relação próxima a frequentar este estabelecimento?
Não      Sim
Quem :
Serviço/ Resposta: